- Área: 400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Barranzuela
-
Fabricantes: Bosch, Carrier, Cassinelli, Miyasato, Ortiz, Sodimac
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia deste projeto localizado no norte do Peru foi condicionada de acordo com a forma peculiar do terreno com um programa ajustado a 400 m².
O térreo livre e a tipologia da casa pátio, foram o principal foco do conceito. Há uma piscina inserida no eixo central do pátio, ela é rodeada por um deck de madeira que permite a transição dos espaços exteriores.
A intenção principal do projeto deste nível foi poder abrir completamente o espaço interior para que ele se integre com o exterior automaticamente, gerando uma ampliação e conexão visual de todos os ambientes comuns.
A fachada frontal possui janelas altas, que contribuem com a privacidade da residência e geram ventilação cruzada.
A localização do volume superposto no pavimento superior responde a um estudo analítico do sol. Este nível aloja os dormitórios e é acessado através de uma escada de concreto revestida de madeira, que sustenta seu balanço a partir do muro principal da casa e é rematada numa janela de piso a teto, a qual provê luz natural e permite a admiração do pátio inferior.
Foram inseridas duas vagas de garagem entre a ala norte, onde encontram-se a área de serviços e a área principal da cozinha da residência; proporcionando uma separação modesta entre estas duas zonas.
Baseado no contexto que esta cidade oferece, foi selecionada uma gama discreta de materiais, tais como o estuque branco para enfatizar o desenho geométrico e a madeira para dar um toque quente; o concreto foi escolhido como material de transição entre estes dois acabamentos.